sexta-feira, 30 de janeiro de 2009




O Triathlon é uma competição que engloba três modalidades esportivas: Natação, Ciclismo e Corrida, com variações de distâncias nos percursos, que definem o formato e o tipo do evento, podendo ser: Short / Olímpico / Ironman / Meio Ironman e outros.
O SESC Paraná, visando oferecer ao público diversas realizações para buscar um estilo de vida com qualidade, desenvolve há 21 anos o Triathlon, no qual os atletas e toda a organização concentram disciplina e determinação.
A primeira edição do Triathlon no Paraná foi realizada em 1989, em Caiobá, e até 1998 acontecia o “Sesc Short Triathlon Caiobá”, devido às distâncias estabelecidas em cada modalidade, que eram de 750m para a natação, 20km para o ciclismo, 5km para corrida tanto para Amadores como para a Elite (os Profissionais) e correspondiam a metade das distâncias oficiais do Triathlon Olímpico. Na sua 10ª edição, o Triathlon passou a ter duas provas, incluindo a Olímpica, com as distâncias 1,5km/Natação, 40km/Ciclismo e 10km/Corrida, mas só competiram nessas distâncias os atletas da elite (os profissionais). Os amadores continuaram a competir com o percurso “Short” (curto). A organização do evento, após muito estudo, estabeleceu estrategicamente uma sincronia nos tempos e horários de “Check In”, largadas e chegadas dos triatletas, uma vez que seriam duas provas simultâneas nos mesmos espaços físicos e nos mesmos percursos.
Em 1989, o triathlon do SESC PR em Caiobá iniciou com 220 atletas. Hoje o evento comporta o número máximo de 650 inscritos em função da estrutura física local. Porém, o sucesso não é medido pelo número de participantes e sim pela disputa entre os atletas para garantir a vaga no evento, prova disso é que as vagas para as inscrições são preenchidas no prazo de uma semana.
A partir de 2006, o Sesc Triathlon de Caiobá passou a fazer parte do SESC Triathlon Circuito Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário