


Idealizado pelo mariner norte-americano John Collins, o Ironman surgiu no Havaí, em 1978 e teve a participação de 15 super atletas, dos quais apenas 12 completaram a prova. Compreendendo 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida, acabou se definindo como uma prova de superação de limites e muita persistência.
O movimento Ironman envolve pessoas de diversos países, seja através da organização de provas ou da participação de atletas. São 26 seletivas divididas pela Europa, Ásia, Oceania, África e Américas que definem 1500 competidores para a final no Havaí. A final, aliás, atrai cerca de 30 mil visitantes à Ilha de Kona, confirmando a força do evento.
No Brasil, o triathlon vem sendo praticado desde 1982 e conta atualmente com cerca de 15.000 atletas participando ativamente. Desde 2001, sob a organização da Latin Sports, o evento vem crescendo de forma vertiginosa.
Atualmente, o evento vem alcançando o limite técnico de 1.450 atletas e, pela sua magnitude, atrai cada vez mais investimentos, prestando uma relevante contribuição ao universo do esporte no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário