sexta-feira, 24 de julho de 2009

Surgimento do triathlon


O Triathlon surgiu em San Diego no ano de 1974 num clube de atletismo que, ao dar férias para seus atletas, passava uma planilha de treinamentos que constava principalmente de exercícios de natação e ciclismo para que os atletas descansassem um pouco dos treinos e competições de atletismo. Ao voltarem das férias, os treinadores faziam um teste com seus atletas, para saberem se eles tinham cumprido a planilha de treinamento.

Estes atletas teriam que nadar 500 metros na piscina do clube, pedalar 12 km em um condomínio fechado existente ao lado do clube e finalmente corriam 5 km na pista de atletismo. Os atletas gostaram tanto da brincadeira que pediram para os treinadores repetirem a dose nas férias seguintes, porém, convidando os salvas vidas de San Diego para um tira teima (desafio).

A brincadeira contou com 55 participantes e os atletas levaram nítida vantagem. Para as férias seguintes, 1976, os salva vidas propuseram algumas modificações: natação no mar e com aproximadamente 700 metros, ciclismo na avenida da praia e arredores com 15 km de distância e uma corrida de cross country de 4.5 km.

Nesta brincadeira participaram 95 pessoas. Estas pessoas gostaram tanto da disputa que no mesmo ano repetiram por mais 03 (três) vezes a brincadeira. Assim surgiu o Triathlon que passou por várias modificações até a forma olímpica atual, idealizada em 1982 visando ser esporte de demonstração nas Olimpíadas de Los Angeles (84) mas, por motivos políticos teve que aguardar mais 16 longos anos para fazer sua estréia olímpica.

Erradamente contam que o Triathlon surgiu no Hawai. Na realidade, no Hawai foi dado início ao Iron Man, uma das provas mais extenuantes do planeta e que apresentou definitivamente para o mundo este esporte maravilhoso e apaixonante. O Iron Man tem as distâncias de 3.8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.

O Iron Man, que sem dúvidas é uma referência para o Triathlon, começou depois de um desafio em meio a uma discussão casual, junto a uma mesa de bar, em um clube de Waikiki, em outubro de 1977.

A dúvida era em definir qual a prova mais extenuante e quais os atletas mais bem preparados. Seriam os nadadores da travessia de Kailua totalizando 3,8 Km? Seriam os ciclistas que percorriam 180 Km da volta ciclística de Oahu? Ou os corredores que faziam os 42.195 metros da Maratona Olímpica do Hawai? No auge da discussão, um ex-oficial da Marinha Americana chamado John Collins sugeriu uma prova onde se reunia, consecutivamente e sem intervalos, as três modalidades e quem as concluíssem em menor tempo seria realmente um super atleta, um “IRON MAN”.

Depois de algum tempo de treinamento, no mês de fevereiro de 1978 foi realizado o 1º Iron Man do Hawai, com participação de 15 atletas, vencido por um motorista de táxi chamado John Haley. Anualmente, no mês de outubro, mais de 3.000 atletas procuram superar este desafio no Hawai. [voltar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário